Aconselhamento Parental
Consiste numa estratégia de apoio para os pais e mães (e/ou outros parentes responsáveis pela educação de uma criança ou adolescente) para que exerçam de modo consciente as suas práticas educativas, procurando fornecer metodologias e estratégias facilitadoras da tarefa educativa.
As situações que levam os pais a procurar este tipo de aconselhamento podem estar relacionadas, por um lado, com o medo excessivo por parte do filho, com uma situação de separação dos pais, com demonstração de dificuldades em lidar com as emoções, com tristeza ou depressão, com falta de motivação para as aprendizagens, com a entrada na adolescência, entre outras. Ou, por outro lado, com dificuldades de aprendizagem específicas (discalculia, dislexia, défice de atenção, hiperatividade, entre outras).
Objetivos do aconselhamento parental:
- Dotar os pais de um maior número de estratégias e, mais adequadas, às necessidades dos seus filhos procurando o bem-estar geral da criança/adolescente e da família.
Depois de avaliadas as necessidades da criança e dos pais, serão marcadas sessões semanais ou mensais, onde serão sugeridas estratégias educativas, com aplicação em ambiente familiar, avaliadas e readaptadas, sempre que necessário, nas sessões seguintes, de acordo com os resultados que os pais vão observando.