Joana Afonseca

Apoio Psicologico e Psicoterapêutico

A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem o procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia eficiência, as dificuldades e desafios da vida, quer se encontre com ansiedade, depressão ou problemas interpessoais.

Fazer psicoterapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades (para isso recorremos aos amigos). A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta devidamente habilitado e um cliente, que tem por base princípios e técnicas da psicologia. Isto marca a diferença dos relacionamentos com amigos/familiares. O psicoterapeuta tem como propósito ajudar a pessoa a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autor da sua história. Ao mudar sentimentos, muda-se comportamentos e necessidades. Existem diversas abordagens psicoterapêuticas de base científica que permitem dar respostas eficazes à maioria dos problemas que, as pessoas que nos procuram, relatam.

Durante a psicoterapia, serão abordados estados de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos. O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o cliente a assumir o controlo da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada. O processo de psicoterapia a colaborativo, assim terapeuta e cliente continuamente identificam problemas, definem objetivos e, alteram os planos de tratamento.

O cliente não tem uma posição de mero recetor de informação, mas é visto como um agente proativo e construtor dos seus significados e da sua mudança. O papel do terapeuta é ajudar a refletir e desafiar, em certos momentos, sempre respeitando o ritmo do cliente e transmitindo-lhe responsabilidade suas escolhas. A psicoterapia breve é o formato mais habitual de tratamento e consiste num conjunto de sessões, semanal ou quinzenal. Existe uma percentagem significativa de pessoas que melhoram com 10 a 20 sessões, mas é um número variável. Finalizada a primeira sessão, o cliente deve decidir com o terapeuta o formato de atendimento (ex: periodicidade, objetivos, etc). Habitualmente, as sessões de psicoterapia têm uma duração de 50 minutos a uma hora. A frequência das sessões e a duração do processo terapêutico dependem das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa e deverão ser negociados com o psicólogo.

Objetivos da psicoterapia:

  • Equacionar e auxiliar nas dificuldades apresentadas no pedido da consulta
  • Reestabelecer o equilíbrio e promover qualidade de vida.