Joana Afonseca

Apoio Psicopedagógico

O apoio psicopedagógico consiste numa intervenção individualizada e adequada às necessidades de cada criança/adolescente, cujos principais objetivos se relacionam com a identificação das causas que estão na origem das suas dificuldades, treino de competências de aprendizagem e estudo (linguagem, perceção, atenção, memória, raciocínio lógico), reeducação da leitura e da escrita, estimulação cognitiva das áreas que constituem barreiras às aprendizagens académicas e promoção da autoestima, autorresponsabilização, motivação e do sucesso académico.

Consiste num conjunto de atividades e experiências de aprendizagem diferenciadas e diversificadas, com recurso a diferentes materiais. As aprendizagens académicas são assim abordadas de forma mais lúdica e apelativa, reforçando a autoestima e o desenvolvimento de cada criança/adolescente.

A partir das necessidades específicas de cada criança, é elaborado um plano de intervenção que contempla várias competências a desenvolver:

  • Competências Escolares: intervenção ao nível dos conhecimentos esperados para o nível de ensino em que a criança se encontra, capacidade de organização e concentração nas atividades, entre outros, de modo a que a criança obtenha resultados escolares mais satisfatórios e um melhor relacionamento com o meio escolar.
  • Competências Pessoais e Sociais: gestão das emoções, resistência à frustração, e gestão de conflitos, com o objetivo de que estas crianças experimentem relações sociais mais satisfatórias e consequentemente, aumento de autoestima, entre outros.

Paralelamente a esta intervenção, há uma estreita ligação com o meio escolar em que criança está inserida, no sentido de prestar um apoio eficaz aos professores que a rodeiam, bem como, com o meio familiar e toda a equipa técnica.